Essa foi a primeira copa do mundo com twitter. A primeira vez que o mundo parou para ver um campeonato e que o twitter já tem massa crítica suficiente. Eu notei uma série de coisas ao ver copa e twitter juntos.
O que eu vi/percebi:
- Twitter aproxima as pessoas. Foi muito legal e engraçado ver os comentários de pessoas que gosto, que admiro, de amigos meus. Não estavam juntos comigo na hora do jogo, mas pude me divertir, interagir junto com eles. Foi bacana, dei risada e tornou os jogos mais legais ainda. E aumentou a vontade de encontrar/conhecer algumas pessoas que conheço ou não.
- Twitter é divertido. Apareceram coisas muito engraçadas na minha timeline enquanto assistia. O retuíte de humoristas (verdadeiros, fakes, profissionais e amadores) era uma das coisas mais legais.
- Bobagens pontuais, como o Mick Jagger é azarão, se tornaram fenômenos nacionais (por pouco tempo, é claro).
- Poder do consumidor aumentou muito. É sério. Não veicule uma propaganda errada (supermercado Extra depois do jogo do Chile), pois isso pode se replicar de forma incrivelmente ruim.
- Coisas que já eram feitas, agora são criticadas. Os anúncios de TV depois do jogo da Holanda que já citavam a derrota do Brasil foram criticados e muito. O pessoal achou os anúncios agourentos.
- Por incrível que pareça, em míseros 140 caracteres dá para conhecer uma pessoa. É impressionante como as pessoas se “entregam” no twitter. O mala, o gente boa, o pessimista, o otimista, o triste, o feliz, o engraçado, etc se mostram de forma fácil de se perceber. É só prestar um pouquinho de atenção.
- Dá para conversar pelo twitter. É rápido, é fácil e funciona. Mesmo durante o jogo, dava para interagir, comentar, criticar, rir e repetir piadas.
- A viralidade é grande, quando o conteúdo é bom/engraçado. Eu não sigo MussumAlive, Kibeloco nem ClaroRonaldo, mas várias vezes chegaram tweets deles para mim. E me diverti e até retuitei.
- O twitter é local, mas pode virar nacional e até global. As coisas podem acontecer e crescer muito rápido. Você fala com seus poucos amigos, mas o mesmo tempo interage com um famoso, manda o Galvão calar a boca junto com meio mundo e ainda pode zoar um argentino ou americano, se for do seu gosto. Você escolhe.
Tudo isso dá para aplicar na sua vida profissional, na sua empresa. É só refletir, adaptar.
O anúncio do Extra na Folha, depois do jogo contra o Chile:
Essas são minhas observações, comentários, sugestões. Gostaria de saber os seus. A foto é do Brainstorm9.
[O post A copa do mundo do twitter foi publicado em Miguel da Rocha Cavalcanti. Visite e participe. Abs, @mcavalcanti.]