Você é dono do seu nome no Google? Eu comecei a fazer essa pergunta a clientes e amigos e muitos me olharam de forma estranha, como se estivesse falando grego.
A primeira coisa que você precisa fazer é digitar seu nome no Google e ver o que aparece. Eu uso como padrão a busca “Miguel Cavalcanti“, mas também já busquei “Miguel da Rocha Cavalcanti“. Faça o mesmo com o nome da sua empresa.
O que você pode fazer em seguida é pensar o que pode fazer para melhorar esse resultado. O remédio imediato é comprar anúncios no Google específicos para seu nome. Vai funcionar, mas vai te custar para sempre.
A melhor, e mais duradoura, opção é começar a publica conteúdo seu, com seu nome lá. Eu por exemplo tenho conteúdos com meu nome no meu blog (item mais bem posicionado), twitter, Facebook, slideshare, etc. Além do meu conteúdo na AgriPoint. Isso me garantido uma ótima primeira pagina no Google, que é o mais importante.
Faça isso com o nome da sua empresa e de seus produtos. Pode não ser muito fácil, e com certeza não será imediato, mas você pode sim ter uma presença ótima na primeira pagina do Google, e de outros buscadores por tabela. Não só você vai buscar seu nome. Pessoas que querem conhecer mais sobre você, como um possível empregador, vão fazer essa busca. Ao falar da sua empresa, isso fica ainda mais óbvio.
O que você pode (e deve fazer):
- Compre o domínio do seu nome. Comprar o domínio .com é muito fácil e rápido. Só precisa de um cartão de crédito e cerca de US$10.
- Crie contas nos principais serviços, ou nos que você mais gosta, ou que fazem mais sentido para você, sua empresa e seu mercado. Eu tenho Twitter, Facebook, Slideshare, Administradores.com.br e MyPoint AgriPoint. Além do meu blog pessoal
- Comece a publicar conteúdo que você minimamente se orgulhe em ter seu nome associado. Se fez uma palestra, coloque o PDF no Slideshare, escreva um post resumindo, mande para o Facebook e Twitter os links. Aos poucos você vai construindo sua imagem, reputação e presença online. Lembre-se, na internet, você é aquilo que publica.
Alguns exemplos interessantes:
- Tim Ferris, o cara que escreveu o livro Four hour work week (ou Trabalhe quatro horas por semana), tem seu site principal com o nome de seu livro. Para garantir que tivesse uma ótima presença em relação ao nome dele, ele comprou o domínio www.timferris.com e colocou lá alguns de seus principais artigos. Foi suficiente. Agora ele está simplesmente direcionando para o site principal dele.
- Mario Persona, um dos palestrantes profissionais que melhor usa a internet, viu que precisava ser o primeiro na busca orgânica para a palavra palestrante, e criou um site com dicas para palestrantes. A medida que ele publica conteúdos interessantes e mais gente lê e linka para ele, mais ele fica bem posicionado (está em terceiro lugar hoje).
- Um jovem publicitário comprou uma vez anúncios ligado aos nomes de grandes publicitários famosos, donos de agências. Ele sabia que ia gastar bem pouco e algum deles iria buscar seu próprio nome em algum momento. Conseguiu um emprego e virou notícia.
Se você tem um nome/sobrenome pouco comum, como a combinação Miguel Cavalcanti, fica mais fácil dominar seu espaço no Google. Mas amigos como Eduardo Carvalho tem conseguido aparecer bem também, por ter um blog muito bom (com muito conteúdo e com muitos links).
Uma nota final: existem inúmeras técnicas bem mais elaboradas de se tornar melhor posicionado nos buscadores. O que considero mais simples e factível de ser implementado por qualquer profissional ou empresa é publicar conteúdo relacionado ao seu nome, em um domínio/site/espaço seu, com frequência.
Faça uma busca agora com seu nome, ou outros termos específicos que te interessam. Você vai se surpreender. Depois, conte aqui o que encontrou.
[O post Seja “dono” do seu nome no Google foi publicado em Miguel da Rocha Cavalcanti. Visite e participe. Abs, @mcavalcanti.]